Grobbendonk - Soprema constrói uma fábrica de reciclagem de asfalto de nova geração com Zloop

O foco na sustentabilidade e na construção circular leva (novamente) a inovações na impermeabilização e isolamento.

 

A SOPREMAvolta a definir o padrão em termos de circularidade no setor da construção ao anunciar a construção do Zloop. "O Zloop é um processo de reciclagem de resíduos betuminosos de corte e demolição, mais conhecido como asfalto", explica o diretor-geral da Soprema Belux, Marc Geerts. "Estamos realmente a dar uma segunda vida ao asfalto como novo asfalto de alta qualidade, produzido nas nossas instalações na Bélgica. Zloop é sinónimo de máxima circularidade".

Hans Van Glabeke, diretor de marketing, afirma: "O Zloop é uma evolução do Xloop, um protótipo desenvolvido pela SOPREMAem Val-de-Reuil (França). A proporção de reciclagem posterior em produtos destinados à construção de estradas, por exemplo, é reduzida ao mínimo. Zloop é, portanto, sinónimo de circularidade máxima. Atualmente, já foram iniciados projetos-piloto para recolher os resíduos de corte de asfalto através da BRN, a Rede de Reciclagem de Betume (Bitumen Recycling Network)".

 

Não é por acaso que a SOPREMAapresentou o Zloop no seu novo centro de reciclagem e produção de vanguarda em Tongres, outro exemplo de sucesso na economia circular. Na fábrica de isolamento de alta tecnologia, é fabricado o XPS circular com a menor pegada ecológica possível e um impacto mínimo de CO2. Além dos produtos clássicos destacados da SOPREMApara isolamento sintético, natural (Pavatex) e acústico (Tecsound), também foram apresentadas outras inovações sustentáveis. O respeito pelo ser humano e pelo meio ambiente também está no centro dos mais recentes sistemas de impermeabilização líquida, como o Alsan Flashing Neo, uma alternativa sem solventes que não compromete a qualidade. 

 

Aproveitar ao máximo as coberturas

As coberturas estão a tornar-se cada vez mais funcionais, sendo desenvolvidas mais atividades nelas, o que explica a crescente importância dos sistemas de isolamento e impermeabilização. Para tirar o máximo partido dessas funções adicionais, a SOPREMAdesenvolveu sistemas específicos para coberturas.

A água da chuva está a tornar-se uma preocupação crescente. As alterações climáticas têm um impacto significativo nas chuvas torrenciais, aumentando o risco de inundações. As inundações já são o principal desastre natural e representam 80% dos custos. Por isso, não surpreende que grandes cidades como Nova Iorque, Paris e Amesterdão exijam a instalação de coberturas capazes de captar a maior parte das precipitações. Com Slowli®, a SOPREMAjá oferecia uma solução mecânica. Hoje, graças ao Skywater®, passamos para uma cobertura automatizada, conectada à internet e que antecipa a chuva através de previsões meteorológicas. Estas coberturas também podem servir como estações de tratamento de águas pluviais e águas cinzentas bombeadas. O seu efeito refrescante, que pode reduzir a temperatura interior em até 4 °C, permite que os sistemas de ar condicionado funcionem por menos tempo e melhora a eficiência dos painéis solares.

As coberturas também permitem poupar nas faturas de energia. As membranas impermeabilizantes brancas da Soprema refletem a luz solar, reduzindo a temperatura das coberturas em até 30 °C. Isso permite, por um lado, que os sistemas de ar condicionado funcionem menos tempo e, por outro, que os painéis solares sejam mais eficientes. Este tipo de coberturas pode ser betuminoso, sintético ou líquido. Neste último caso, é até possível repintar facilmente coberturas existentes com Campolin® Neo. A Soprema já instalou mais de 10 milhões de metros quadrados de painéis solares com Soprasolar® em todo o mundo. Graças aos sistemas especiais de aderência Fix Evo e Fix Evo Tilt, garante-se a resistência ao vento sem adicionar peso adicional à estrutura.

É fundamental que nas coberturas verdes a vida útil da estrutura da cobertura, da impermeabilização e do isolamento seja pelo menos tão longa quanto a da vegetação. Sob a marca Sopranature®, a SOPREMA, com 34 anos de experiência e mais de 6 milhões de metros quadrados instalados, é líder mundial na instalação de coberturas verdes.

As membranas de impermeabilização de alto desempenho da SOPREMApermitem a utilização de superfícies cada vez mais escassas e, portanto, dispendiosas, nas cidades. As coberturas para estacionamento são uma opção, mas, acima de tudo, pense no prazer adicional de uma cobertura desportiva ou de um terraço com churrasco.