SOPREMA destacou soluções naturais e sustentáveis na Passivhaus na Tektónica 2025
Entre os dias 10 e 12 de abril de 2025, a SOPREMA Portugal marcou presença como parceiro oficial na iniciativa Passivhaus na Tektónica, integrada na maior feira nacional de construção e reabilitação – a Tektónica, que teve lugar na FIL – Feira Internacional de Lisboa.
A presença da SOPREMA inseriu-se numa estratégia de comunicação e proximidade com os profissionais do setor da construção sustentável, tendo como foco a divulgação de soluções ecológicas compatíveis com os exigentes critérios do standard Passivhaus. Ao longo dos quatro dias de evento, a empresa reforçou o seu papel enquanto fornecedora de sistemas de alto desempenho técnico com baixa pegada ambiental.
Tema em destaque: Soluções ecológicas à base de materiais naturais
Sob o mote da construção eficiente e amiga do ambiente, a SOPREMA apresentou como tema central da sua participação as argamassas ecológicas GECOL ECO e o inovador sistema Gecol Term Etics Eco - Pavawall, conjugado com a gama de isolamentos naturais Pavatex.
A linha GECOL ECO representa uma nova geração de argamassas técnicas e sustentáveis, com formulações de reduzido impacto ecológico, ideais para projetos que exigem elevados padrões de eficiência e sustentabilidade.
O sistema Gecol Term Etics Eco - Pavawall combina os benefícios das argamassas ecológicas com o isolamento térmico natural em fibra de madeira, resultando numa solução completa para sistemas ETICS (External Thermal Insulation Composite Systems). Este sistema garante uma elevada performance térmica, excelente comportamento higrotérmico e uma durabilidade comprovada, alinhando-se na perfeição com os princípios da construção passiva.
A gama Pavatex, composta por painéis isolantes de fibra de madeira, destacou-se pelas suas propriedades térmicas e acústicas, pela regulação natural da humidade e pela sua origem renovável. Provenientes de florestas geridas de forma sustentável, os produtos Pavatex são ideais para edifícios de elevada eficiência energética e conforto interior.
Um compromisso cada vez mais claro com a sustentabilidade
A participação na Passivhaus na Tektónica 2025 permitiu à SOPREMA estreitar relações com projetistas, arquitetos, engenheiros e instaladores, reforçando o seu posicionamento enquanto marca de referência na construção ecológica. Foram debatidas soluções para os desafios da descarbonização do setor e demonstrada, na prática, a viabilidade técnica dos sistemas baseados em materiais naturais.
Esta iniciativa constituiu também uma oportunidade para partilhar conhecimento técnico, promover o uso consciente dos recursos naturais e mostrar como a SOPREMA alia inovação à responsabilidade ambiental na sua oferta de soluções para a envolvente do edifício.
SOPREMA: aliada de confiança para a construção do futuro
Com uma visão alinhada com os objetivos da neutralidade carbónica e da eficiência energética, a SOPREMA continua a investir no desenvolvimento de sistemas integrados que respeitam o ambiente e promovem o bem-estar das pessoas. A presença na Passivhaus na Tektónica 2025 é mais um passo neste percurso, demonstrando que é possível construir melhor — de forma mais eficiente, saudável e sustentável.