Acústica nos hotéis: zonas onde aplicar o isolamento acústico
Os hotéis são, ou deveriam ser, um local de descanso e de conforto garantido. Mas são também um espaço com múltiplas fontes de ruído.
Neste artigo, ficará a conhecer todas as possíveis fontes de ruído, de onde provêm e como evitá-las.
QUARTOS
A ausência de ruído nos quartos é um dos fatores mais importantes para proporcionar a melhor experiência e a máxima satisfação do cliente. Quer o cliente esteja numa viagem de negócios ou de lazer, é essencial que possa desfrutar de um ambiente tranquilo que garanta o seu descanso.
Deve ter-se em conta que os próprios hóspedes do hotel são uma fonte inevitável de ruído, tanto nos quartos como nos corredores, e embora possa parecer que os quartos estão bem protegidos contra o ruído, o nível de ruído gerado pode ser um incómodo para o cliente no quarto contíguo. Assim, o isolamento acústico dos quartos deve desempenhar um papel importante para obter o máximo conforto.
Las principales fuentes de ruido en las habitaciones provienen de las voces y televisores de las habitaciones colindantes, uso de los baños, las voces en los pasillos, y los ruidos de impacto (pisadas, sillas, maletas, etc.). En el caso de las habitaciones exteriores a una calle, habrá que sumarle el ruido de tráfico. O isolamento acústico deve ser considerado na parede divisória entre quartos, na parede divisória com o corredor, no pavimento, bem como nas portas e janelas.
Zonas de restauração
Os restaurantes e bares dos hotéis já não são apenas para uso exclusivo dos hóspedes, mas tornaram-se restaurantes abertos a todo o tipo de público e utilizadores, o que em muitos casos leva a uma maior concentração de pessoas e, com ela, a uma maior produção de ruído. Assim, é necessário incorporar o parâmetro da acústica na conceção destes espaços.
Quando se trata da acústica destes espaços, é importante ter em conta que se devem abordar dois aspetos: por um lado, o conforto acústico dos clientes do restaurante no interior do mesmo e, por outro lado, o conforto acústico dos clientes do hotel que se encontram nos quartos contíguos ou que podem estar a utilizar outros espaços adjacentes. No primeiro caso, será necessário acondicionar o interior do espaço com materiais absorventes para controlar a reverberação e assim evitar perturbações aos utentes, enquanto no segundo caso será necessário utilizar sistemas de isolamento acústico nas diferentes paredes para evitar a transmissão de ruídos que possam perturbar os utentes dos espaços adjacentes.
As principais fontes de ruído nas zonas de restauração são, logicamente, as vozes dos próprios utentes e o uso de talheres, mas não podemos esquecer o ruído provocado pelo ir e vir das pessoas e o movimento das cadeiras, especialmente nos restaurantes buffet, que geram uma transmissão de ruído de impacto e vibrações para os pisos superiores, e que devem ser tidos em conta. Por isso, não só o teto ou as paredes do espaço devem ser isolados, mas também o pavimento. Só com uma intervenção completa se pode garantir o conforto acústico de todos os utilizadores e assegurar-lhes uma estadia completamente satisfatória.
ÁREAS DE LAZER
Muitas pessoas que se hospedam num hotel não procuram apenas relaxar, mas também lazer ou poder continuar com as suas rotinas de exercício quando estão a viajar. Por esta razão, cada vez mais hotéis têm ginásios ou áreas de lazer, como salas de jogos, piscinas ou saunas.
Em todos estes espaços, é importante garantir que a atividade desenvolvida no seu interior não perturbe o conforto acústico das áreas circundantes. Isto é ainda mais importante quando coincidem com espaços particularmente sensíveis, como os quartos ou as salas de reunião.
As fontes de ruído que se podem encontrar nos espaços de lazer e recreio são muitas e variadas: desde os equipamentos dos ginásios, a queda de pesos ou o bater das mesas de bilhar e matraquilhos, até à música ou à conversa das pessoas. É preciso ter em conta que estas fontes de ruído podem gerar problemas de transmissão sonora, tanto por ruído aéreo como por impacto ou vibrações, pelo que é necessário planear sempre uma intervenção em todas as paredes, pavimentos e tetos do espaço.
Só assim, e escolhendo as soluções e materiais adequados, será possível garantir que as atividades não geram perturbações noutros espaços e utilizadores.
Salas de reuniÕES
Atualmente, muitas empresas procuram realizar reuniões de negócios, dias de trabalho ou convenções em hotéis. Os hotéis tornaram-se também locais de encontro para negociações ou fóruns. Dispor das instalações adequadas para acolher este tipo de atividade é uma mais-valia para o hotel e é fundamental para atrair utilizadores.
E para além do fato de estas instalações disporem da mais recente tecnologia e do máximo conforto, é muito importante que tenham em conta a acústica. Por um lado, do ponto de vista do isolamento acústico, serve para garantir a privacidade e a confidencialidade dos utilizadores e, ao mesmo tempo, para proteger do ruído o resto dos utilizadores que possam estar em espaços adjacentes. Por outro lado, do ponto de vista do condicionamento acústico, garante uma boa audição no interior da sala e evita ruídos de reverberação que dificultam a inteligibilidade da fala ou provocam um aumento indesejável dos níveis de pressão sonora no interior da sala.
A privacidade deve ser assegurada principalmente através de um bom isolamento acústico das paredes e dos tetos. É igualmente importante isolar o pavimento para evitar a transmissão de ruídos de impacto, como os passos ou o movimento de mesas e cadeiras. Por último, a instalação de painéis de absorção de som nos tetos e/ou nas paredes proporcionará o necessário condicionamento acústico no interior da sala.
InstalaÇÕES E salas coM equipamento
Atualmente, qualquer hotel necessita de uma multiplicidade de instalações para assegurar o bom funcionamento de toda a infraestrutura. Elevadores, equipamentos de ar condicionado, bombas, servidores, equipamentos de cozinha, tubos de queda e condutas são elementos que geram ruído e estão presentes em qualquer edifício.
Por conseguinte, é necessário insonorizar as zonas onde se encontram estas instalações, bem como os elementos que as integram, tais como tubos de queda ou condutas, para evitar que tanto o ruído aéreo como as vibrações sejam transmitidos à estrutura do edifício e aos quartos contíguos, causando desconforto aos utilizadores.