Como é que as coberturas Cool Roof contribuem para reduzir os custos energéticos dos edifícios?
À medida que os edifícios energeticamente eficientes se tornam cada vez mais importantes, as coberturas Cool Roof podem desempenhar um papel importante na obtenção da certificação LEED para edifícios “verdes”. Uma cobertura Cool Roff reflecte uma parte significativa dos raios solares para longe do edifício, em vez de absorver e transferir o calor para o interior.
Existem benefícios ambientais e financeiros na instalação de uma cobertura Cool Roof. As coberturas tradicionais de cor escura absorvem muito mais energia solar, causando uma acumulação substancial de calor no interior de um edifício. Isto pode levar à necessidade de aumentar o uso de ar condicionado ou de aumentar a ventilação, especialmente durante os meses mais quentes de verão. A superfície branca reflectora de uma cobertura Cool Roof, por outro lado, reduz o “ganho solar”, podendo ajudar a reduzir a dependência do ar condicionado em 11-27% nos períodos de maior procura..
Redução da acumulação de calor nos edifícios
A um nivel geral, as coberturas Cool Roof contribuem para reduzir o efeito "Ilha de Calor Urbana" nas cidades. Normalmente, as zonas industriais geram um excesso de calor em comparação com as zonas rurais.
De facto, é nos edifícios comerciais que as coberturas Cool Roofs se encontram principalmente; frequentemente em centros de dados ou instalações de fabrico de alimentos para ajudar a manter os edifícios frescos ao longo do ano. São utilizados principalmente em edifícios novos, a menos que um projeto de reabilitação indique especificamente a redução do consumo de energia.
E com os investigadores a preverem um maior risco de calor nas principais áreas urbanas nos próximos anos, esta torna-se uma razão convincente para considerar a especificação de uma cobertura Cool Roof. Ainda mais quando se olha para as tendências climáticas, onde as temperaturas estão a aumentar e a precipitação é muito menor.
Considerações de conceção para coberturas refletoras eficazes
Para arquitectos e projectistas, não existem razões técnicas para não implementar um cobertur refletora Cool Roof, embora existam algumas considerações de conceção a ter em conta. Para que uma cobertura Cool Roof continue a ter o seu melhor desempenho, o objetivo é tentar mantê-la o mais branca e limpa durante o maior tempo possível.
Os pormenores são extremamente importantes para garantir que as inclinações e as tubagens funcionam corretamente. Não deve haver espaços onde a sujidade possa ficar presa.
Combinar coberturas Cool Roof com coberturas funcionais
Quando se trata de conceber um edifício sustentável, os arquitectos podem combinar coberturas Cool Roof com todos os tipos de coberturas funcionais existentes, incluindo as coberturas verdes, azuis e solares. Desta forma, o objetivo é aumentar o impacto positivo que o edifício tem no ambiente e cumprir os requisitos de construção locais, quer seja para aumentar a biodiversidade (coberturas verdes), ajudar na gestão da água (coberturas azuis) ou aumentar a produção de energia renovável (coberturas solares). É muito comum que um edifício tenha uma mistura de diferentes tipos de coberturas.
Soluções Soprema para coberturas Cool Roof
Qualquer que seja o tipo de impermeabilização que um arquiteto ou projetista queira especificar, a Soprema pode oferecer um sistema de impermeabilização Cool Roof adaptado às exigências de cada projeto individual. Oferecemos soluções de impermeabilização Cool Roof:
Em impermeabilização betuminosa, com as placas Sopralene Elite FP, Morterplas SBS FPV ou Morterplas SBS FV, todas com acabamento mineral branco.
Em impermeabilização líquida, com Alsan® 970 CR, com 108% de reflexão solar ou Campolin® Neo Blanco, que apresenta um elevado índice de reflexão solar (SRI) de 98%.
Em impermeabilização sintética (PVC/TPO) com a nossa gama de membranas Flagon® Energy Plus: Flagon® SR Energy Plus (PVC) e Flagon® EP/PR Energy Plus (TPO).
Para cumprir a versão 4.1 do LEED (2019), o valor do Índice de Reflectância Solar (SRI) a três anos para coberturas Cool Roof com baixa inclinação deve ser superior a 64. As membranas e acabamentos da Soprema são testados para fornecer uma classificação na escala SRI, garantindo altos valores de reflectância solar.