SOPRA XPS

A INOVAÇÃO AO SERVIÇO DO CONFORTO E DA EFICIÊNCIA ENERGÉTICA

Sabia que?!

A maioria dos edíficios construídos em Portugal não possui isolamento térmico.

Casas anteriores a 1990, nunca reabilitadas, muito provavelmente não possuem isolamento térmico.

 

Um em cada cinco portugueses não consegue manter a casa quente, por falta de capacidade para pagar a fatura de energia (eletricidade ou gás). Os dados mais recentes do Eurostat, mostram que 18,9% da população portuguesa passa frio em casa, porque não tem dinheiro suficiente para o aquecimento - contra 6,9% de média europeia. 

O veículo para esta resposta reside na produção responsável de materiais de altas prestações que ofereçam soluções de grande durabilidade, assim como o desenvolvimento de sistemas construtivos com fortes contributos para a promoção destes aspetos fundamentais.

Neste sentido o isolamento térmico é crucial quando se debate e promove o conceito de construção sustentável, na medida em que o seu espectro de influência é bastante abrangente, desde os níveis de conforto e produtividade dos utilizadores até às questões de consumos energéticos.

 

 

 

 

Resumo das espessuras mínimas de isolamento recomendadas em Portugal

 

 

 

 

 

TIPOS DE PAREDES

CONSTRUÍDAS EM PORTUGAL

 

PAREDES EFICIENTES

Conservam o calor no interior da sua casa reduzindo as necessidades e custos de energia associadas a equipamentos de climatização.

Melhoram o conforto térmico.

Minimizam patologias e melhoram a salubridade no interior da habitação

Aumentam o isolamento acústico

 

 

ISOLAMENTO PELO EXTERIOR OUTROS ELEMENTOS A VALORIZAR


Do ponto de vista da eficiência energética o isolamento pelo exterior é a forma de aplicação mais adequada, pois garante uma aplicação uniforme, corrigindo eventuais pontes térmicas da envolvente. Adicionalmente, dá mais garantias de evitar humidade e condensações futuras. Aspetos a considerar No caso de edifícios multifamiliares, a colocação de isolamento pelo exterior poderá estar condicionada aos limites exteriores do edifício, (por exemplo a limitação imposta pela via pública). Nestes casos, avalie os impactos desta solução com a entidade licenciadora (habitualmente a Câmara Municipal) e solicite o apoio de um projetista, engenheiro ou arquiteto. Obtenha informação sobre a resistência mecânica do isolamento, pois deverá resistir a impactos de objetos, principalmente nos pisos térreos. Pode escolher a textura do revestimento que pretende, bem como a cor. Avalie o impacto da sua opção para assegurar a manutenção da imagem e estética da parede exterior, conforme as condições de licenciamento do edifício.

SISTEMA ETICS

A utilização de placas isolantes rígidas de SOPRA XPS nestes sistemas construtivos, permite obter uma estrutura térmica envolvente e contínua, que contribui para a redução da transmitância térmica das paredes e corrige pontes térmicas.

Leia o artigo completo

 

ISOLAMENTO PELO INTERIOR

Reduz a área útil de pavimento, bem como a capacidade da parede em armazenar o calor (inércia térmica), tornando-a mais vulnerável às variações de temperatura. Avalie previamente com um técnico esta situação, em especial se o seu edifício for anterior a 1960. Neste apenas as paredes contribuem para esse armazenamento de calor

 

 

TIPOS DE COBERTURAS

CONSTRUÍDAS EM PORTUGAL

 

 

COBERTURAS EFICIENTES

Conservam a temperatura no interior da sua habitação melhorando assim o conforto da mesma

Minimizam a necessidade de utilização de equipamentos para aquecer e arrefecer os espaços permintindo uma redução do valor da fatura de energia

Diminuem as patologias dos edifícios, tais como: condensações, aparecimento de fungos e bolores e aparecimento de manchas, potenciando assim a vida útil do imóvel.

 

 

Para saber mais sobre este tema assista ao vídeo 

EFICIÊNCIA ENERGÉTICA - A IMPORTÂNCIA DAS MEDIDAS PASSIVAS E DOS MATERIAIS