Propriedades de resistência à ÁGUA E humidade
SOPRA XPS é uma espuma rígida, isolante, de caráter termoplástico e de estrutura celular fechada, o que a converte num produto insensível à água e com boas propriedades como barreira ao vapor; o que constitui uma grande mais valia para o isolamento de coberturas planas invertidas, pavimentos e muros enterrados.
Qualquer construção necessariamente terá de se relacionar e proteger da ação da água independentemente do estado em que esta se apresente – líquido, sólido ou gasoso – evitando assim a ocorrência de infiltrações por água de chuva, neve, condensações, efeitos de capilaridade, etc.
RESISTÊNCIA À DIFUSÃO DO VAPOR DE ÁGUA (EN 16536)
A resistência à difusão de vapor de água (fator dimensional µ ) é fundamental para determinar o maior ou menor risco de condensação associado ao uso do isolamento térmico. Na realidade a patologia de humidade mais complexa e difícil de controlar ocorre quando tem a sua origem em processos de condensação, especialmente condensação intersticial, isto é, no interior dos elementos.
Quanto maior diferença houver entre as resistências aos fluxos de temperatura, maior será o risco de que se produzam condensações, para as mesmas condições climáticas. Pode-se falar de isolamentos “higrotérmicos”, como é o caso do SOPRA XPS, com um comportamento harmonioso ou equivalente face aos dois fluxos.
ABSORÇÃO DE ÁGUA (EN16535)
A absorção de água a longo prazo é determinada através de um ensaio que consiste na imersão total em água de provetes de poliestireno extrudido durante 28 dias. Após este período é determinada a percentagem, em volume de água, absorvida pelo material e o ensaio
A estrutura celular fechada do SOPRA XPS converte-o num isolamento térmico cuja absorção de água por imersão total de longa duração é quase nula (inferior a 0,7%).