RESISTÊNCIA MECÂNICA SOPRA XPS
A estrutura de célula fechada que o SOPRA XPS apresenta, confere ao produto uma elevada resistência mecânica.
Resistência à compressão a 10% de deformação (EN 826)
A resistência à compressão a 10% de deformação de um material, define-se pela força que provoca uma deformação de 10% na espessura do produto ensaiado. Esta característica é utilizada para determinar a capacidade de um produto para suportar cargas.
SOPRA XPS oferece produtos com resistências mínimas à compressão de 250 e 300 kPa (25 e 30 t/m2, respetivamente) para usos tradicionais e também produtos com resistência a compressões mais elevadas, de 500 e 700 kPa (50 e 70 t/m2, respetivamente) para elementos construtivos onde se requeira maior resistência à compressão, tais como coberturas parking, lajes e pavimentos submetidos a cargas elevadas (ex. garagens, naves industriais com tráfego rodado pesado, câmaras frigorificas)
Fluência à compressão (EN 1606)
Esta característica está relacionada com as cargas permanentes a que o produto estará sujeito durante um período de tempo muito prolongado. Apenas se utiliza ara determinar a idoneidade de um produto para suportar, sem fadiga, cargas de longa duração.
Os produtos SOPRA XPS de 300 kPa (30 t/m2) de resistência à compressão alcançam valores de fluência de, aproximadamente 130 kPa (13 t/m2), para cargas de 50 anos de duração, com somente um 2% de deformação máxima na espessura.
Resistência à tração (EN 1607)
Esta característica determina a resistência do poliestireno extrudido quando este é submetido a uma força de tração perpendicular às faces.
SOPRA XPS apresenta valores superiores a 200 kPa (20t/m2)
Resistência ao cisalhamento (EN 12090)
O SOPRA XPS possui uma elevada resistência a tensões de corte. Esta característica é imperativa para certas aplicações como o sistema ETICS (External Thermal Insulation Composite System) de isolamento pelo exterior ou o isolamento perimetral de edifícios, sendo o valor mínimo de 200 kPa (20 t/m2).