Condutibilidades térmicas dos isolamentos térmicos (EN 12667)
A principal característica de qualquer material isolante térmico é a condutibilidade térmica (lambda, λ).
O coeficiente de condutibilidade térmica é a propriedade do material que caracteriza a maior ou menor facilidade de transferência de calor por condução e depende não só da densidade, mas também da dimensão dos poros e do tipo de estrutura interna do material.
A condutibilidade térmica de um produto de isolamento térmico, associada à sua espessura determina a respetiva resistência térmica (R), que se traduz na capacidade do material em se opor à passagem do calor. (R = E/λ.)
O valor declarado da condutibilidade térmica obtém-se a partir do arredondamento (0,001 W/m·K) do valor estatístico que representa 90% dos produtos e 90% do valor declarado. Por exemplo: l90/90=0,0343 [W/(m·K)] implica um valor declarado para a condutibilidade térmica de lD=0,035 [W/(m·K)]
Para os produtos com norma europeia harmonizada (EN) de produto exige-se que o fabricante declare tanto a condutibilidade térmica do material como a sua resistência térmica, associada à espessura do produto particular. Ambos os valores devem estar incluídos na marcação e na etiqueta do produto.
O SOPRA XPS apresenta excelentes propriedades isolantes. A sua baixa condutibilidade térmica e, em consequência, a sua elevada resistência térmica, proporcionam um isolamento térmico ótimo, com um significativo contributo para a poupança energética dos edifícios.
Os produtos estão certificados pela Aenor (marca N).
Os valores atuais de condutibilidade térmica (lambda, λ) da gama de isolamento térmico de poliestireno extrudido SOPRA XPS são os seguintes:
0,033 W/m.k (40-60 mm)
0,035 W/m.k (70-140 mm)
Consulte a nossa gama de Isolamento Térmico XPS, onde poderá descarregar os certificados e outra documentação técnica.